Câmara Arbitral FADESP

A maior rede de resolução de conflitos do Brasil

A FADESP é uma empresa de mediação e arbitragem, que trabalha de forma ética e imparcial na solução de conflitos patrimoniais, financeiros e contratuais

A mediação de conflito como forma de solução pacifica das questões complexas e os desafios do gestor de conflito - o mediador.

Com o grande avanço, aprimoramento e expansão dos métodos autocompositivos em especial a mediação adveio com a Resolução nº 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça, nesse interim sugiram propostas com intuito de regulamentar a mediação, consequentemente, criação de projetos de lei surgiram e, na data de 26 de junho de 2015, promulgada a Lei 13.140/2015 que nasceu com muita força ao lado do novo Código de Processo Civil – Lei 13.105/2015 carregado de vários artigos que abordam a mediação como método alternativo de solução consensual dos conflitos, tratamento dado pela Política Judiciária Nacional tendo como o acesso à Justiça o “acesso à ordem jurídica justa”.

Interpretação do conflito

O primeiro passo é entender o que motiva o conflito em questão. Dessa forma, considerando valores comuns, experiências passadas e a situação de cada envolvido.

Parcialidade do conflito

Ao advogado não deve interessar o favorecimento de nenhum dos envolvidos. Sua função é apenas promover o diálogo que, preferencialmente, resulte na solução da questão.

Comunicação adequada

O mediador precisa se comunicar de forma adequada para que as partes exerçam as mesmas práticas, preservando a ética, o respeito e a amistosidade nos diálogos.

Envolvimento na situação

O envolvimento do advogado deve ter limites éticos e profissionais. O preparo do mediador deve dar a ele a capacidade de encarar os conflitos com o seu papel de conciliador.

Os desafios da mediação de conflitos

Não é difícil imaginar que lidar com os conflitos não é uma tarefa simples. Nessa posição, o gestor do conflito que é o Mediador se vê na necessidade de fazer com que um obstáculo seja ultrapassado. Em alguns momentos, há até mesmo por parte dos envolvidos a falta da comunicação e da disposição em chegar a um denominador comum. Ao gestor de conflito o mediador, resta saber lidar com essas questões para exercer seu trabalho. A seguir, entenda os principais desafios que o profissional enfrenta.

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